Lunos, sim. Alunos?
- contato7138
- Jun 30, 2015
- 1 min read
A PALAVRA "ALUNO"
Dicionário Houaiss - etimologia da palavra "aluno": lat. Alumnus, i "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo", der. do verbo alére "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc."; ver alt-; f.hist. 1572 aluno, 1572 alumno.
O Dicionário Latino de Ernesto Faria (2001, p. 14), define alumnus como "Criança de peito, pupilo, e daí, aluno.
Aluno seria formado por a – prefixo de negação (normalmente usado em palavras gregas), mais/e luminis ou lumina – Luz, do Latim. Se encararmos "luno" como Luminis. A decomposição da palavra aluno seria sim "sem-luz" ou "ausente de luz". No entanto a palavra aluno tem origem em outro termo e que pode se dizer, tem grande significado simbólico com os sujeitos que recebem tal designação(alunos). A origem do termo vem deAlumnus, o que transforma totalmente seu sentido e lhe confere uma importante característica simbólica.
Seja o sentido correto "Criança de peito", que se alimenta ou o equivocado - usado pelo senso comum - "sem luz"; aboli a palavra "ALUNO". Troquei por "LUNO".
Simplesmente porque a "alimentação" é mútua. A "luz" também me falta.
TRABALHO COM TROCA. E, por isso, a palavra "aluno", seja com o significado correto ou simbólico, não cabe nos espaços que ocupamos, nos tempos em que estamos presentes.

Comentarios