top of page
Search

Lunos, sim. Alunos?

  • contato7138
  • Jun 30, 2015
  • 1 min read

A PALAVRA "ALUNO"

Dicionário Houaiss - etimologia da palavra "aluno": lat. Alumnus, i "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo", der. do verbo alére "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc."; ver alt-; f.hist. 1572 aluno, 1572 alumno.

O Dicionário Latino de Ernesto Faria (2001, p. 14), define alumnus como "Criança de peito, pupilo, e daí, aluno.

Aluno seria formado por a – prefixo de negação (normalmente usado em palavras gregas), mais/e luminis ou lumina – Luz, do Latim. Se encararmos "luno" como Luminis. A decomposição da palavra aluno seria sim "sem-luz" ou "ausente de luz". No entanto a palavra aluno tem origem em outro termo e que pode se dizer, tem grande significado simbólico com os sujeitos que recebem tal designação(alunos). A origem do termo vem deAlumnus, o que transforma totalmente seu sentido e lhe confere uma importante característica simbólica.

Seja o sentido correto "Criança de peito", que se alimenta ou o equivocado - usado pelo senso comum - "sem luz"; aboli a palavra "ALUNO". Troquei por "LUNO".

Simplesmente porque a "alimentação" é mútua. A "luz" também me falta.

TRABALHO COM TROCA. E, por isso, a palavra "aluno", seja com o significado correto ou simbólico, não cabe nos espaços que ocupamos, nos tempos em que estamos presentes.

32.jpg

 
 
 

Comentarios


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page